Empresa

 A Reata Citrus é uma empresa de capital social limitada formada por um grande produtor rural do estado de São Paulo e um sócio alemão, ambos empresários do ramo da citricultura (produção de sucos e derivados de laranja) Localiza-se às margens da rodovia SP-261 Rodovia Cesar Augusto Sgavioli, área de fácil acesso na cidade de Boraceia.

Com o projeto de investimento proposto, a empresa produz e comercializa commodities do segmento de alimentos e bebidas, especificamente sucos cítricos e subprodutos originários das frutas cítricas, com a vantagem de possuir a matéria prima para a fabricação.

MISSÃO
Prover produtos de qualidade, com sustentabilidade, valorizando a matéria-prima, o negócio e a sociedade, com foco contínuo na eficiência dos processos, atendendo à legislação e aos requisitos de clientes.

 

VISÃO
Ter a melhor qualidade de produtos no setor de sucos e óleos cítricos.
 
VALORES

ÉTICA

Transparência, respeito às leis e ao próximo, confiabilidade

MERITOCRACIA

Reconhecimento pela dedicação e performance

SIMPLICIDADE

Agilidade nas decisões, eficiência nos processos, humildade

INCONFORMISMO

Busca permanente na melhoria de processos, produtos, qualidade e resultados.

 

GESTÃO

A gestão da empresa é composta por sócios proprietários com vasta experiência no setor citrícola, gestão de negócios e distribuição de commodities no mercado mundial.


NOSSA HISTÓRIA

Nossa produção agrícola é composta por uma grande variedade de cítricos:

  • Diversas variedades de laranja (precoces, meia-estação e tardias);
  • Lima ácida Tahiti;
  • Limão Siciliano;
  • Tangerinas e Mexericas.

Com a construção iniciada em 2016, utilizando os melhores e mais modernos equipamentos que existem no mercado, nossa fábrica tem como uma das metas prioritárias produzir com extrema qualidade.

Em meados de 2018 começou a produzir os primeiros lotes de suco de laranja FCOJ, Terpeno Cítrico (CT), Óleo Essencial (CPOO), Water Phase (WP), Oil Phase(OP), Óleo Valenceno e outros, rigorosamente dentro dos critérios e exigências do mercado internacional e com certificação de todos as qualificadoras a que se submeteu.

MERCADO - SETOR DE ATUAÇÃO

A empresa atua no ramo da Citricultura produzindo sucos derivados da laranja. Abaixo segue um panorama atual do mercado:

Mercado Mundial – Segundo a Associtrus (Associação Brasileira de Citricultores), o mercado global em 2009 gerava uma receita de US$ 79 bilhões. Em 2014, o mercado movimentou cerca de US$ 93 bilhões. Desse mercado, 35% do que foi consumido foram derivados da laranja e 16% da maçã.

O Brasil é o maior produtor de laranjas no mundo, seguido por EUA, China, Índia, México, Egito e Espanha. Esses 7 países produzem 68% de toda a laranja disponível, embora utilizem suas produções de maneiras diferentes.

Enquanto Brasil e Estados Unidos utilizam mais de 70% das laranjas que produzem para a fabricação de sucos, México e China, em sua maioria, vendem as frutas para o consumo in natura. Na Espanha, mais da metade das laranjas têm como destino a exportação. A principal característica que influi no destino da produção citrícola é o rendimento da fruta, que vai determinar se as laranjas possuem a quantidade de sólidos solúveis adequada para o uso industrial.

 Apenas na região de São Paulo e Triângulo Mineiro, conhecida como Citrus Belt, o Brasil produz 53% de todo o suco de laranja produzido no mundo. Além disso, é responsável por 85% da exportação mundial de suco de laranja, o que significa, na prática, que a grande maioria do suco de laranja tomado em todo o mundo é feito no Brasil. Em um período de 20 anos, o Cinturão Citrícola Brasileiro aumentou sua produção de caixas de laranja em mais de 45%, enquanto sua concorrente, a região da Flórida, teve sua produção reduzida em 9%. Abaixo segue tabela do volume de exportações do mercado brasileiro em milhões de galões:

Destino

2012-2013

2013-2014

VARIAÇÃO

NAFTA

247.0

227.8

-7.8%

EUROPA

866.3

859.1

-0.8%

ÁSIA

99.7

98.3

-1.4%

OUTROS

56.1

61.8

+10.2%

TOTAL

1,269.2

1,247.1

-1.7%

Nafta – EUA, Canada e Mexico                                       Fonte: Florida Department of Citrus (FDOC)

A Reata Citrus Agro Indústria tem como meta inicial exportar para mercados internacionais diversos os seus produtos como: suco de laranja concentrado (mais de 80% do faturamento), suco in natura, óleo essencial, aromas, e óleo de limoneno. 

A Reata Citrus tem como principal vantagem competitiva nos seus produtos o fato de possuir toda matéria-prima necessária para sua produção. A Sociedade da empresa é formada por um produtor de laranja e um distribuidor na Europa. O produtor está comprometido, via contrato social, a fornecer sua safra exclusivamente para o distribuidor. O mercado da fruta é extremamente competitivo e, dessa forma, a Reata Citrus consegue negociar um preço melhor para seus produtos no mercado.
A empresa está em fase de implantação e os equipamentos que formarão seus ativos são novos: o que há de mais moderno no setor.
O departamento de qualidade compõe-se de laboratório próprio com alta tecnologia capaz de medir a qualificação físico-química e microbiológica dos produtos, gerando um diferencial para exportações em mercados exigentes, como Europa e Japão.


A empresa atuará sob auditoria imposta pelas principais certificações internacionais de qualidade no que diz respeito à execução dos processos de rastreabilidade e socioambientais dos pomares, bem como ao processamento e fabricação do suco e dos subprodutos gerados pela laranja.
O departamento comercial também está estruturado na Europa, o que vem facilitando a negociação das futuras exportações para esse mercado.


LOGÍSTICA OPERACIONAL

A logística em uma indústria de alimentos apresenta proporções abrangentes, sendo fator preponderante para o sucesso da empresa. Abaixo estão listadas as diversas operações logísticas que são trabalhadas pela Reata Citrus:

Contratação:

A contratação é realizada após avaliação e validação do fornecedor, sendo gerenciados pela equipe de logística da empresa.

Qualidade:

Os processos logísticos operacionais obedecem a critérios técnicos que visam assegurar qualidade, confiabilidade e segurança aos produtos, estando em conformidade com as normas internacionais vigentes para segurança alimentar (food safety) conforme destinação do produto (Europa, Ásia, América do Norte, ETC.)

Envaze:

Os produtos processados são acondicionados em tambores e transportados até o porto:
O suco produzido e envazado em tambores será transportado em contêineres refrigerados (reefer) de 40 pés com capacidade de 32,8 ton.
Para óleos, são utilizados os mesmos modelos de contêineres, porém secos (dry), ou seja, sem refrigeração.

Serviços Portuários:

Todas as cargas são destinadas aos terminais portuários alfandegados com Redex que operam com contêineres e onde as cargas serão recebidas, organizadas, estufadas (conteinerizadas) e documentadas quanto aos procedimentos inerentes ao comércio exterior (comex) como Libra, Santos Brasil, Hipercom, Brado e outros.


Mercado Externo
• Expectativa de exportações e previsão de volume para os próximos anos:

A Reata Citrus tem capacidade instalada para produzir 6.000 toneladas de FCOJ (suco concentrado). Há previsão de expansão da produção a partir da terceira safra, A empresa, inclusive, possui negociações avançadas com diversas empresas em quase todos os continentes. Abaixo segue a relação delas com a previsão de venda em toneladas:

Clientes potenciais (alguns com negociações avançadas)

País

Cliente

Estimativa de Venda

Alemanha

Refresco

500

Alemanha

Doehler

1.000

Alemanha

Wild

500

Alemanha

Wesergold Riha

500

Alemanha

Edeka

500

Alemanha

Valensina

500

Alemanha

Albi

800

Alemanha

Becker/Neu

500

Alemanha

Bari

750

Alemanha

Ernteband

250

Alemanha

Glockengold

250

Alemanha

Bertrams

150

Alemanha

Burkhardt

150

Alemanha

Amecke

100

Alemanha

Kumpf

100

Alemanha

Creydt

50

Alemanha

Kelterei Heil

50

Alemanha

Alpenfrucht

25

Alemanha

Bad Hönninger

25

Alemanha

Bauer

25

Alemanha

Beutelsbacher

25

Alemanha

Danner

25

Alemanha

Dreher

25

Alemanha

Ricker

10

Alemanha

Rothenbücher

10

França

Laiterie St.Denis

500

França

Medibel

500

França

Fruite/BricFruit

100

França

Toury

50

França

Marie Brizard

50

França

Fruival

50

França

Kerry Ravifruit

50

França

Antartic

50

Total

8.170

 

Países Grã Bretanha e Irlanda

Cliente

Estimativa de Venda

GB + IR

Murline

1.000

GB + IR

FDL

100

GB + IR

Calypso

200

GB + IR

Dairy Crest/ St Ivel

100

GB + IR

Dayla

100

GB + IR

Sunjuice

50

GB + IR

Wiseman Dairy

100

GB + IR

Bulmer

25

GB + IR

Diageo

25

Escandinávia e Báltico

8 páises  e 30 clientes

1.000

Oriente Médio e Norte da África

19 países e 100 clientes

2.000

Bloco do Leste

10 países e 45 clientes

1.000

Mediterrâneo

6 países e 30 clientes

2.000

Total

7.800

     

Estados Unidos

Shoutern Garden

1.500

Estados Unidos

Premiere Juice

1.000

Estados Unidos

Juice Source

500

Estados Unidos

Cott Beverages

500

Estados Unidos

Ocean Spray

500

Estados Unidos

Ventura Coastal

500

Estados Unidos

Lasonde

500

Total

5.000

Como é possível observar, a demanda para seus produtos está mapeada com clientes prospectados e em negociação para mais de 20 mil toneladas.

anterior
próxima
Slider

Contato

Reata Citrus Agro Indústria Ltda.

CNPJ 24.575.380/0001-50

E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Fone: +55 (14) 3662-0952

Fax: +55 (14) 3662-0952

 

Endereço

Rua Aparecido Dom Sipione, 1280

17270-000

Boraceia - SP 

Brasil

Indústria

Reata Citrus Agro Indústria

Rua Aparecido Dom Sipione, 12801

7270-000 Boraceia - SP Brasil

Fone/Fax (14) 3662-0952

VEJA MAIS

Redes Sociais

Resumo Técnico fornecido por Investing.com Brasil.